TERCA, 20/07/2021, 18:48

Paraná registra quase 500 novos casos de dengue em boletim semanal

Segundo a Sesa, pandemia pode estar afetando o registro dos dados, com a subnotificação dos casos da doença. Municípios da 17ª Regional respondem por quase metade das 32 mortes registradas em todo o estado.

Com o novo informe da dengue, divulgado na tarde desta terça-feira pela Secretaria Estadual de Saúde, e que trouxe quase 500 casos registrados, o Paraná chegou a 32 óbitos e passou de 27 mil confirmações da doença no período epidemiológico iniciado em agosto do ano passado. Dos 399 municípios do estado, 289 têm casos confirmados da virose.

Ainda de acordo com o boletim da Sesa, 17 cidades registraram confirmações graves da dengue e 41 apresentaram casos com sinais de alarme, quando o paciente tem fortes dores abdominais, vômitos persistentes e acúmulo de líquido, entre outros sintomas. O balanço mostra que o estado tem ainda mais de 91 mil notificações em 361 municípios no período epidemiológico, 855 a mais que no informe anterior.

A Secretaria Estadual de Saúde avalia que a pandemia pode estar afetando o registro dos dados da dengue, com a subnotificação dos casos. A situação foi tratada no último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde que citou que a queda pode estar relacionada ao receio da população em procurar atendimento nas unidades de saúde.

Nos 21 municípios da 17ª Regional foram mais de 10.200 casos da doença desde agosto passado, sendo nove deles da forma grave. Do total de 32 mortes registradas em todo o estado no ciclo epidemiológico, quase metade, 14 óbitos, foram confirmados na área de abrangência da Regional.

Apesar do período de estiagem e do frio, 120 cidades paranaenses, segundo a Sesa, apresentaram Índice de Infestação acima de 1%, o que significa situação de alerta ou risco para ocorrência de epidemias.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários