SEGUNDA, 18/07/2022, 14:28

Paraná soma 10 casos de varíola do macaco

Quatro diagnósticos foram confirmados nesta segunda-feira e outros 11 seguem em investigação no estado.

A Sesa confirmou, nesta segunda-feira, mais quatro casos da chamada varíola dos macacos na capital do estado. As duas primeiras confirmações da doença no Paraná ocorreram no começo desse mês, também em Curitiba, que reúne todos os 10 casos já diagnosticados no Paraná. Os pacientes, de acordo com a pasta, são homens com idades entre 25 e 38 anos e têm histórico de viagens ou contato com caso confirmado.

A Sesa investiga ainda outros dez pacientes. Sete deles em Curitiba e três em Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá. Além de um homem que mora no estado de São Paulo e está se tratando em Umuarama. O Paraná já descartou nove casos. Três deles em Curitiba e outros seis em Campina Grande do Sul, Cascavel, Maringá, Pinhais, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.

Todas as amostras dos pacientes, segundo a Secretaria, foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado, responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos da doença, na capital paulista.

A varíola do macaco é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente pelo contato com lesões de pele de pessoas contaminadas. A infecção causa erupções na pele que, geralmente, se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem também febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários