TERCA, 28/04/2020, 19:51

Paraná soma 1271 casos confirmados de Coronavírus com mais de 850 pacientes recuperados da doença

A Secretaria Estadual de Saúde passa a confirmar Covid-19 também por critério clínico epidemiológico. Londrina é a cidade com o segundo maior número de casos do estado.

A Secretaria de Saúde do Paraná divulgou um novo informe sobre a situação da Covid-19 no estado.  Até a terça-feira (28), 1271 pessoas foram confirmadas com a doença, destas 851 estão recuperadas e liberadas do isolamento. 77 morreram por consequência da Covid-19.

A Sesa utiliza a partir desta quarta-feira (29) o critério de confirmação clínico/epidemiológico. Para a confirmação nesse critério a pessoa deve ter tido contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 nos últimos sete dias antes do aparecimento dos sintomas.

Até hoje os diagnósticos eram realizados por meio de exames realizados laboratorialmente, RT-PCR e testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde.

Enquanto o método RT-PCR analisa se o organismo do paciente está com o vírus e por isso é realizado nos primeiros dias de sintomas, nos testes a verificação é para saber se a pessoa já teve a doença e o organismo produziu anticorpos. Esses testes rápidos utilizam amostras de sangue. A execução e a leitura da presença de anticorpos devem ser realizadas por profissionais da saúde. O resultado é verificado após 15 minutos.

Como a Covid-19 exige notificação imediata, os resultados individuais de todos os testes rápidos deverão ser informados, positivos ou negativos. Para isso, é preciso notificar o caso no novo Sistema Estadual de Notificação.

O total de óbitos de residentes no Estado chegou a 77 confirmações. Nas últimas 24horas duas pessoas morreram em decorrência da Covid-19: uma mulher de 74 anos residente de Guaíra e um homem de 81 morador de Curitiba. Ambos estavam internados.

Nesta terça-feira (28) 123 municípios registram casos confirmados. Os novos 85 novos casos confirmados.

A quantidade de pacientes que residem fora do Paraná segue a mesma: 15 confirmados e dois óbitos, conforme detalhamento no Informe Epidemiológico.

A Secretaria Municipal de Saúde em novo boletim desta terça-feira do Coronavírus confirmou um novo caso em Londrina. A cidade soma 100 casos e 13 mortes pela doença.

Oito pacientes estão internados em unidades hospitalares, sendo que cinco estão na enfermaria e três na UTI. Dez continuam em isolamento domiciliar, sendo monitorados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

São 69 curados da doença. A cidade é a segunda com mais casos de Covid-19 no Estado, atrás apenas de Curitiba, com 426. Cascavel é a terceira com 75, Maringá tem 57, Foz do Iguaçu aparece com 40 e Campo Mourão registrou 35.

Comentários