TERCA, 27/09/2022, 18:31

Paraná tem mais de 1.500 candidatos concorrendo a uma vaga nos quatro cargos em disputa no estado

Analista de política da CBN Londrina avalia que quantidade excessiva de candidatos, boa parte deles sem expressão, acaba diluindo votos e prejudicando a representatividade da região.

No caso da eleição para governador, o paranaense tem, neste domingo, nove opções na hora de escolher o chefe do Executivo local pelos próximos quatro anos. Em relação ao Senado Federal, são 10 candidatos e apenas uma vaga, já que neste pleito a renovação da Casa será de apenas um terço ou 27 dos 81 senadores.

O professor de ética e filosofia política da UEL e analista aqui da CBN Londrina, Elve Cenci, avalia que no caso da disputa para o Senado o número de candidatos está dentro do razoável, apesar de muitos deles estarem apenas buscando mais visibilidade  e um pouco de espaço no cenário eleitoral.

Já no caso dos deputados federais, a recomendação do TRE para que o eleitor anote o número dos candidatos e leve a colinha para a urna passa a ser requisito quase que obrigatório, já que são 632 opções. Cenci diz que, aqui, mais uma vez, há muitos candidatos, a maior parte deles aventureiros e lideranças locais, que buscam apenas algum espaço político.

Dos atuais 30 parlamentares paranaenses com mandato em Brasília, apenas quatro não buscam a reeleição para a Câmara dos Deputados. Dois deles concorrem a uma vaga no Senado, um disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa e outro anunciou a aposentadoria política. 

Mas, vai ser na hora de escolher os deputados estaduais que o eleitor paranaense terá um numero ainda maior de opções. Para ser exato, serão 902 candidatos, que o comentarista da CBN chama de batalhão de franco atiradores, sem propostas concretas e viáveis.

Elve Cenci destaca o fato de muitos vereadores terem saído como candidatos, uma espécie de pré-campanha para as eleições municipais de 2024 e avalia que esse grande número de candidaturas para a Alep acaba prejudicando a representatividade política da região.

Dos 902 candidatos a deputado estadual, 43 tentam a reeleição. Seis concorrem a uma vaga na Câmara Federal e cinco decidiram não participar das eleições.

Comentários