QUARTA, 07/12/2022, 14:50

Paraná tem mais de 1.800 novas notificações da dengue, nesta semana

Boletim da Sesa também confirmou mais 115 casos da doença. Cerca de 180 cidades do estado já tiveram positivações.

Desde o início do atual ciclo de monitoramento da dengue, no Paraná, o estado soma 23.990 notificações da doença e 1.790 casos confirmados. Os dados são do boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na última terça-feira (6). O relatório informou mais 1.857 registros e outras 115 confirmações. Nenhuma nova morte foi computada.

De acordo com o informe epidemiológico, 5.099 casos continuam em investigação pela pasta. Um crescimento de aproximadamente 11%, em comparação aos números anteriores, quando 4.579 suspeitas estavam em análise.

Segundo Emanuelle Pouzato, chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa, o cenário é de alerta. Ela explica que a atual condição climática no estado, com tempo mais úmido e abafado, pode contribuir para uma maior proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Até agora, durante o atual período epidemiológico, que teve início no mês de agosto deste ano e segue até julho do ano que vem, 14.209 casos foram descartados, de acordo com o informe.

O novo boletim apresentado pela Sesa mostra ainda que, dos 399 municípios paranaenses, 342 já tiveram notificações da dengue. Destes, 186 registraram confirmações da doença. Além disso, em 164 cidades, as investigações apontaram para casos autóctones, quando a pessoa contrai a doença no município em que reside.

Segundo os dados do relatório, a 17ª Regional de Saúde, que atende a Londrina e outras 20 cidades, soma, até o momento, 6.922 notificações da doença. É a maior quantidade de registros, entre as Regionais de Saúde do Estado. Deste total, 266 casos foram confirmados.

Entre as orientações para o combate ao Aedes aegypti, está a eliminação de água parada em objetos que podem ser tornar criadouros do inseto, como, por exemplo, a bandeja que fica atrás da geladeira. Emanuelle Pouzato destaca a importância dos cuidados preventivos no ambiente doméstico.

Também é recomendado o descarte adequado de entulhos e outros materiais, como também a manutenção de caixas d’água e calhas. As vasilhas usadas para dar água e ração para animais devem ser higienizadas com frequência.

Comentários