SEXTA, 13/03/2020, 10:00

Paraná tem seis casos confirmados de coronavírus

Um caso em Cianorte no interior do estado.

Foi anunciado pela Secretaria Estadual de Saúde na manhã desta quinta-feira que o Paraná tem seis casos confirmados do novo coronavírus. Cinco pessoas são de Curitiba e uma de Cianorte, no interior do estado.

Todos os casos são importados, ou seja, em que os pacientes foram contaminados durante viagem ao Exterior.

De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, a partir de agora as medidas preventivas por parte da população e das autoridades de saúde devem ser intensificadas para que não ocorram novos casos da doença.

Apesar disso, Beto Preto ressaltou que não há motivos para pânico. Não há necessidade ainda de cancelamento de aulas.

Desde o registro dos primeiros casos da doença na China, o Paraná já iniciou a implantação de medidas de contenção. Foi um dos primeiros estados do País a instalar o Centro de Operações de Emergências (COE) e a definir o Plano de Contingências, disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde.

Os casos confirmados pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen) são: pai e filha, de 54 anos e 25 anos, residentes em Curitiba, que passaram pela Espanha, Portugal, Holanda, Madri e Lisboa; pai e filho, de 43 e 15 anos, também de Curitiba, que estiveram na Itália; um homem de 58 anos, de Curitiba, que visitou a Itália, e uma mulher de Cianorte, de 47 anos, que esteve nos Emirados Árabes.

O Lacen passa a realizar os exames do coronavírus, como instituição referência do Ministério da Saúde, utilizando as técnicas e kits padronizados pelo governo federal. A princípio, o Estado recebeu 10 kits para exames específicos do coronavírus, que possibilitam 240 testes. Para a divulgação de resultados, o Lacen estabelece o período de 72 horas a partir da chegada das amostras no laboratório.

O Paraná conta com toda a rede de hospitais para urgência e emergência, com leitos de UTI.

A Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou de telefones para quem tiver dúvidas sobre a doença e sintomas. A Ouvidoria dos SUS pelo 0800 644 4414. Os profissionais da área de saúde devem ligar para (41) 99117-3500, número exclusivo para esse público.

Comentários