QUARTA, 24/02/2021, 12:00

Paraná vai receber mais 167 mil doses de vacinas

Novos lotes devem atender imunização de idosos de 80 anos ou mais.

O Paraná recebeu nesta quarta-feira 102.500 de doses da vacina AstraZeneca em parceria com a Fiocruz que chegaram na terça da Índia. Devem chegar ainda nessa semana no Estado, 64.800 da CovonaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan.

A diretora da 17ª regional de saúde, Maria Lúcia Lopes, explica que o número exato de doses para os 21 municípios da região de Londrina ainda não foi definido.

Numa reunião entre o conselho das Secretarias Municipais de saúde e gestores estaduais ficou combinado que as novas doses serão utilizadas prioritariamente para vacinação de idosos com 80 anos ou mais.

Paralelamente continua vacinação de profissionais de saúde. Lembrando que nesta fase o Estado liberou vacinas até para funcionários de setores administrativos de clinicas do setor privado e outros profissionais liberais da saúde que não atendem necessariamente Covid, como dentistas e fonoaudiólogos.

 Aqui em Londrina e região cerca de 51 mil doses foram distribuídas , o que atende 34 mil pessoas vacinadas. Lembrando que o Estado optou por guardar em Curitiba, na central de medicamentos do Parana, a segundo a segunda dose da Coronav, porque o intervalo de aplicação do imunizante é menor.

O Paraná recebeu até o momento 538.900 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Foram três remessas da CoronaVac e uma Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. O Paraná atingiu nesta terça-feira (23) 286.837 pessoas vacinadas.

Por Guilherme Marconi

Comentários