QUARTA, 19/08/2020, 19:29

Pesquisa aponta que pequenos negócios no Paraná apresentaram redução de 8% nas atividades comerciais em relação ao mês anterior

Entre os setores que apresentaram crescimento estão turismo, alimentação, tecnologia, saúde e moda.

O Sebrae divulgou pesquisa mensal, com base no período de pandemia do novo Coronavírus, onde aponta que 79% das empresas paranaenses registradas e vigentes estão funcionando, sendo 64% delas com mudanças devido à crise.

Os dados paranaenses são melhores que a média nacional de 76% dos pequenos negócios abertos.

Esta é a 6ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, em parceria com a FGV, entre os dias 27 e 30 de julho.

Em relação à edição da divulgação de julho, o estado caiu em 8% nas atividades comerciais, quando o volume era de 87%.

De acordo com o consultor do Sebrae, Rubens Negrão, apesar da queda, micro e pequenos negócios paranaenses têm demonstrado otimismo, iniciado uma recuperação e voltando a funcionar, mesmo em meio às restrições de abertura das empresas por conta da pandemia.

Em todo o Brasil, no final de junho, 40% dos empresários possuíam empréstimos ou dívidas em atraso, e na pesquisa realizada no fim de julho, esse percentual caiu para 36%. No Paraná, o número que era de 37% em junho caiu para 32% na pesquisa mais recente, no final de julho (quinto menor percentual do país). Além disso, no estado, 32% das empresas não possuem qualquer dívida ou empréstimo.

Entre os segmentos que tiveram piora destacam-se: Pet Shop e Serviços Veterinários com queda de 37%, Agronegócio queda de 45%, Energia queda de 57%, Artesanato queda de 47% e Logística e Transporte queda de -58%.

Entre os setores que apresentaram crescimento estão turismo, alimentação, tecnologia, saúde e moda.

41% dos Microempreendedores Individuais trabalham em casa e 52% das micro e pequenas empresas funcionam em loja/sala de rua.

Participaram do levantamento 6.056 empresários em todo o Brasil, sendo 641 deles paranaense.

Comentários