TERCA, 06/09/2022, 11:00

Pesquisa da Fecomércio mostra que mais de 95% dos paranaenses estão endividados

Número de inadimplentes também cresceu no mês de agosto. Percentual de pessoas que não terão condições de pagar débitos atrasados chega a 8%.

95,8% dos paranaenses estão endividados, é o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). 

O patamar registrado em agosto é significativamente superior à média nacional. No país, 79% das famílias têm algum tipo de dívida. É o maior percentual da série histórica, como aponta Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da entidade.

O novo resultado também mostrou que o índice foi puxado pelas pessoas de menor renda. A taxa subiu para 96,4% entre aqueles que recebem até 10 salários-mínimos. 

Por outro lado, os paranaenses que ganham acima deste patamar apresentaram redução no nível de endividamento, passando de 95,2% para 92,7%.

De acordo com levantamento, realizado ao lado da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de consumidores com contas atrasadas, no estado, também aumentou no último mês, passando de 24,8% para 26,3%. Schmidt lembra que o maior volume de inadimplentes, neste caso, também é de famílias de menor renda.

Além disso, segundo a nova pesquisa, 8% das pessoas que estão com débitos pendentes responderam que não vão conseguir pagá-los.

O levantamento realizado pela Fecomércio-PR mostra ainda que o cartão de crédito segue como principal vilão dos consumidores, sendo o principal tipo de endividamento, com 83,7%. Em seguida, vem o financiamento de veículo, com 8,9% e o financiamento de casa, com 5,2%.

Comentários