SEGUNDA, 12/03/2018, 06:30

PIB do Paraná cresce mais que o dobro da média nacional em 2017

O Estado fechou o ano com um Produto Interno Bruto de R$ 415 bilhões, e aumentou sua participação na economia nacional para 6%.

Os dados são do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, o Ipardes, e revelam que a economia do estado fechou 2017 com um crescimento de 2,5%. Os números mostram que o Produto Interno Bruto paranaense foi mais que o dobro da média brasileira. Segundo o IBGE, que divulgou os dados do PIB nacional há pouco mais de dez dias, em 2017 a economia brasileira cresceu apenas 1%.

O Estado fechou o ano com um Produto Interno Bruto de R$ 415 bilhões, o equivalente a mais de 6% do total da economia nacional. Em 2010, o Paraná era responsável por 5,8%. O diretor-presidente do Ipardes, Júlio Suzuki Junior, afirma que o desempenho do estado no ano passado representa uma recuperação da economia após dois anos de retração. E mais uma vez foi o agronegócio que alavancou essa reação.

Quem também mostrou bons números foi a indústria, que depois de encolher durante o auge da crise econômica retomou o crescimento. Em 2017, a atividade industrial no Paraná cresceu 1,8%, e deve boa parte desse resultado positivo, além do agronegócio, aos segmentos de máquinas e equipamentos, material de transporte e autopeças.

O setor de serviços também registrou alta de 1,5%. A construção civil, por conta da redução de recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, e a produção de energia elétrica, por questões climáticas, tiveram um ano de 2017 ainda complicado.

Para o presidente do Ipardes, o Paraná saiu definitivamente da recessão.

Júlio Suzuki Junior avalia que o crescimento da atividade econômica deve se repetir esse ano, com uma retomada ainda mais forte da indústria e dos serviços.

Por outro lado, com a previsão de safra menor, a contribuição da agropecuária ao PIB do estado deve ser similar à de 2017.

Comentários