QUINTA, 01/07/2021, 17:51

PIB do Paraná registra terceiro crescimento consecutivo e ultrapassa patamar pré-pandemia

Para economista ouvido pela CBN, resultado aponta para recuperação econômica consistente no estado, com crescimento liderado pelo setor da Indústria.

O saldo positivo entre janeiro e março deste ano é em comparação ao quarto trimestre de 2020. De acordo com os dados divulgados na última quarta-feira (30), pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o Produto Interno Bruto (PIB) do estado teve um aumento de 1,07%.

Este percentual representa um acréscimo de aproximadamente R$ 158 bilhões à economia do Paraná. É o terceiro resultado positivo seguido na variação trimestral, puxado principalmente pelo setor Industrial, que cresceu 2,07%, e pelo ramo de Serviços, com elevação de 1% durante o período.

Para o economista Marcos Rambalducci, coordenador do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas (NuPEA), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), os novos números indicam que o Paraná segue uma trajetória consistente de recuperação, após impactos econômicos expressivos causados pela pandemia da Covid-19. No segundo trimestre do ano passado, por exemplo, foi registrada uma retração de 8,71%.

O professor destaca o bom desempenho da Indústria também na região de Londrina, em especial no setor eletrometalmecânico, com o crescimento da ocupação da planta produtiva do município, que neste ano, registrou uma elevação acima da média nacional.

Rambalducci ressalta ainda que a alta do ramo industrial deve contribuir para a reativação de outras atividades econômicas que estão entrelaçadas ao processo de recuperação do setor, como o comércio e a prestação de serviço.

Apesar dos resultados promissores, o levantamento do Ipardes mostrou uma redução de 1,95% da Agropecuária no primeiro trimestre do ano. No entanto, o economista afirma que o recuo é resultado da comparação com a supersafra registrada em 2020. Ainda assim, no acumulado dos últimos 12 meses, o segmento continua com um saldo positivo de 3%.

Comentários