Polícia Civil deflagra a “Operação Compra Fácil” focada em grupo especializado em fraudes com cartões clonados
Mandados foram cumpridos em Londrina, Curitiba e Telêmaco Borba, após grupo causar prejuízo de R$ 150 mil em compras fraudulentas de veículos
A Polícia Civil do Paraná cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra uma associação criminosa especializada em fraudes com cartões clonados na manhã desta terça-feira (16), em Londrina, Curitiba e Telêmaco Borba.
De acordo com o Delegado Edgard Soriani, as investigações revelaram que o grupo utilizava dados de cartões de crédito clonados para adquirir bens de alto valor. Em um dos esquemas descobertos, foram comprados três automóveis e uma motocicleta em uma loja de Londrina, causando um prejuízo estimado em R$ 150 mil.
Durante as diligências, os policiais identificaram não apenas os responsáveis diretos pela fraude, mas também os beneficiários das contas bancárias que receberam os valores obtidos com a revenda dos veículos adquiridos de forma ilícita.
Dos nove mandados cumpridos, um aconteceu na cidade de Telêmaco Borba, mas o responsável pelo endereço está morando na Nova Zelândia há pelo menos dois anos. Outro mandado foi cumprido em Curitiba, mas de acordo com o Delegado, o investigado alegou que os criminosos haviam clonado a CNH, chegando a apresentar aos agentes o boletim de ocorrência.
A vendedora de carros entrou em contato com a Polícia Civil assim que percebeu a fraude no pagamento. Os investigados compravam o carro e na sequência revendiam para outros vendedores de carro.
Com base nas provas reunidas, a Justiça expediu os mandados com o objetivo de recolher novos elementos, localizar outros possíveis envolvidos e aprofundar a investigação sobre a estrutura da organização criminosa.
A operação contou com a participação de 30 policiais civis e ocorreu simultaneamente em Londrina, Curitiba e Telêmaco Borba.