TERCA, 29/07/2025, 09:58

Prefeitura cobra prazo de concessionária para instalação do ILS no Aeroporto de Londrina

As obras já começaram, e a expectativa é que a implementação seja concluída até 10 de dezembro

As obras no Aeroporto de Londrina para a instalação do sistema ILS para pouso em condições adversas já começaram. Os equipamentos, que vão proporcionar mais segurança, já estão visíveis na região da cabeceira 31. A prefeitura recebeu representantes da Motiva, concessionária que administra o terminal, para uma reunião. De acordo com Rodrigo Souza, Secretário de Recursos Humano e representante da Prefeitura na Comissão de Infraestrutura e no Grupo de Trabalho do Aeroporto, durante o encontro foram definidas as estratégias para acelerar os trabalhos para a entrega da implementação em até 10 de dezembro, dia em que a cidade completará 91 anos.

Para a conclusão da instalação do sistema de segurança é preciso fazer adequações de infraestrutura no aeroporto, como a terraplenagem na região da pista de decolagem. Apesar do avanço, o aeroporto ainda possui outras demandas: a extensão da pista de pousos e decolagens e a necessidade de uma nova pista de taxiway, para a manobragem dos aviões, mas por enquanto não existe a previsão para o início das obras.

A gerente do aeroporto, Daiane Persicotti, explicou que para as obras do ILS é preciso seguir um cronograma, que precisam ocorrer em horários sem movimentação de aeronaves. AA instalação do ILS é uma luta muito emblemática e antiga. São várias décadas, desde os anos 80, que a cidade deseja implantar o sistema de navegação para aprimorar a estrutura do aeroporto. Há mais de 20 anos a CBN Londrina faz campanha pela garantia do equipamento na cidade.

Após a instalação haverá um teste, que será feito pela Força Aérea Brasileira (FAB), o que deve acorrer no final do ano.

Repórter Sílvia Vilarinho

Por Pauta CBN

Comentários