QUINTA, 14/10/2021, 17:08

Prefeitura faz pente fino nos bares e restaurantes da Paranaguá

Secretário diz que Ação Integrada de Fiscalização vai continuar até que a região esteja novamente pacificada e segura para moradores e frequentadores dos estabelecimentos

A prefeitura divulgou nesta quinta-feira os números de mais uma ação conjunta de fiscalização nos bares e restaurantes da Rua Paranaguá, na área central da cidade. A região, que concentra um grande número de estabelecimentos do tipo, vinha registrando aglomerações, som alto e uma série de outros problemas relatados pelos moradores. 

Em relação à Secretaria Municipal de Fazenda, que participou da operação na noite de quarta-feira com uma equipe da Gerência Operacional de Fiscalização, foram vistoriados 15 estabelecimentos na Paranaguá. Quatro deles receberam Autos de Notificação, para regularização do Alvará; além de duas Interdições Parciais por falta de alvará para execução de música. Segundo a pasta, em todas as vistorias os estabelecimentos foram orientados a manter as medidas sanitárias de combate e enfrentamento à Covid-19. 

Já a equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde participou das fiscalizações em 12 estabelecimentos, que resultaram em seis Intimações para adequação, em estabelecimentos que já tinham passado por inspeções anteriores, mas que ainda têm alguns itens a serem adequados e em novos bares e restaurantes que ainda não tinham sido vistoriados. Neste caso, a Vigilância pediu a resolução imediata de alguns problemas.

A Vigilância também orientou cinco estabelecimentos, que já tinham passado por processo administrativo junto ao órgão, e ainda têm alguma pendência de baixo risco. Houve ainda uma Infração Sanitária, de um local que estava em condições higiênicas insatisfatórias no banheiro, depósito e cozinha, com alimentos expostos e acondicionados de maneira irregular. Além disso, o estabelecimento não tinha Licenciamento Sanitário, necessário para o funcionamento. 

No caso da GM, as equipes montaram blitzes para evitar aglomerações e outras irregularidades. Foram lavrados 15 autos de infração de trânsito e três veículos foram removidos para o pátio por estarem circulando com documentação irregular.

O secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, que está coordenado a operação, avalia que a fiscalização integrada vem, nas palavras dele, pacificando a Rua Paranaguá e já trouxe mais segurança e tranquilidade aos moradores e à maioria dos frequentadores da região. 

De acordo com Canhada, a Ação Integrada de Fiscalização Urbana vai continuar neste final de semana para verificar as condições dos estabelecimentos e coibir outros problemas como o uso de drogas e as aglomerações no meio da rua. 

A Guarda Municipal pede que qualquer denúncia relativa a descumprimento dos decretos municipais na Rua Paranaguá ou outra região da cidade sejam feitas pelo número 153, que atende 24 horas.
 

Comentários