SEGUNDA, 27/02/2023, 18:44

Prêmio Queijos do Paraná tem inscrições prorrogadas

Produtores têm até o fim de março para participar do primeiro grande concurso do estado na área, que terá 19 categorias.

Com a mudança, os queijeiros artesanais e indústrias de todo o estado, têm até o dia 31 de março para se inscrever no certame, lançado em agosto do ano passado. A prorrogação, segundo o Governo do Estado, ocorreu para que os produtores que ainda estão em processo de regularização, possam se inscrever e participar da premiação.

A final do Prêmio Queijos do Paraná vai ser realizada em 1º de junho, Dia Internacional do Leite, numa cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Os produtos serão avaliados por uma banca especializada e receberão pontos de 0 a 20, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Os vencedores vão receber medalhas de bronze, prata, ouro ou super-ouro.

Outro detalhe é que os medalhistas vão poder usar a premiação com selos na embalagem do queijo, além de consultoria de gestão, design de embalagem e treinamentos voltados ao processo de produção. Todos os participantes receberão um relatório técnico com apontamentos sobre o seu produto.

O Prêmio Queijos do Paraná foi idealizado e é promovido por um comitê gestor formado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Federação da Agricultura, Sebrae e Sindileite.

No total, serão 19 categorias: 12 delas de variedades produzidas a partir de leite de vaca; duas de leite de cabra; duas de leite de ovelha; duas de leite de búfala e uma categoria para queijos autorais, aromatizados ou condimentados. Um dos pré-requisitos é que os queijos sejam produzidos no Paraná.

Segundo o governo, dos 12 milhões de litros de leite produzidos diariamente no estado, 5 milhões são destinados à fabricação de queijos. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico sistemafaep.org.br/premio-queijos-do-parana/

Comentários