SEGUNDA, 17/02/2020, 06:25

Privatização do Aeroporto de Londrina deve sair só no final do ano

Expectativa é de que espaço receba investimentos de pelo menos R$ 400 milhões após o processo de concessão. Prefeitura vê anúncio com desconfiança e argumenta que recursos não seriam suficientes para transformar terminal num complexo aeroportuário.

O leilão de privatização do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, deve sair só no final deste ano. A estimativa foi feita pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, que espera que a concessão à iniciativa privada faça o terminal subir de categoria e, consequentemente, ter mais condições para receber novos voos e passageiros. O poder público acredita que o processo seja concluído ainda em 2020, com a assinatura do contrato sendo oficializada no início do próximo ano.

A empresa vencedora do leilão vai precisar investir pelo menos R$ 400 milhões no aeroporto. O valor é suficiente para a aquisição do tão esperado ILS, o instrumento que facilita o pouso e a aterrisagem das aeronaves em condições adversas de tempo. O equipamento pode elevar a categoria do terminal para a chamada 4C, habilitando o espaço a receber aviões com envergadura de até 36 metros. O Governo do Estado espera, ainda, que, até a realização do leilão, a Infraero consiga concluir as obras de ampliação da pista do aeroporto. O serviço anda a passos de tartaruga por conta do processo de desapropriação dos terrenos que ficam no entorno do terminal. Ou seja, as obras avançam conforme a negociação das áreas com os proprietários.

O Aeroporto de Londrina é um de nove da região sul do país que devem ser privatizados até o próximo ano. No Paraná, fazem parte do bloco, além do Governador José Richa, os aeroportos Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Bacacheri, em Curitiba, e o de Foz do Iguaçu. O governador Ratinho Júnior ressaltou a importância do processo para a modernização dos terminais contemplados.

Por outro lado, a prefeitura vê com desconfiança o anúncio do investimento e lembra que ele só vai ser feito após o processo de privatização, e num período de 30 anos, o tempo que deve durar a concessão. O assessor de Assuntos Estratégicos do município, Luiz Figueira de Mello, destaca, ainda, que os recursos anunciados não seriam suficientes para transformar o terminal num complexo aeroportuário, o que estaria sendo planejado pelo poder público municipal há alguns anos. A prefeitura, segundo Figueira, já entrou em contato com a Secretaria Nacional de Aviação Civil para expor o que pretendia fazer com o Aeroporto de Londrina, e deve, agora, trabalhar na atração de parcerias para fazer com que o audacioso projeto saia do papel.

Por Guilherme Batista

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