TERCA, 20/12/2022, 19:07

Procon Paraná orienta passageiros sobre problemas com as viagens neste fim de ano

Com greve de pilotos e comissários, anunciada esta semana, diretora do órgão estadual lembra que passageiros têm direito a suporte das empresas por conta dos atrasos e cancelamentos

O Procon paranaense emitiu, nesta terça-feira, algumas recomendações sobre o relacionamento com as companhias aéreas, principalmente neste período fim de ano. No caso da capital do estado, a previsão é que mais de 350 mil passageiros passem pelo Aeroporto Afonso Pena. Em Londrina, a concessionária responsável pelo terminal aponta algo em torno de 51 mil pessoas.

E se já é uma época complicada para se viajar, a greve dos pilotos e comissários, anunciada esta semana, piorou a situação, com cancelamentos e voos atrasados por todo o país.

Claudia Silvano, diretora do Procon Paraná, diz que as companhias aéreas têm a obrigação de dar toda a assistência aos clientes. Ela orienta ainda que os passageiros que se sentirem lesados devem procurar a empresa, ou agência de viagem, para buscar uma solução. 

Segundo a diretora do Procon, o órgão pode ser acionado caso não haja uma resposta satisfatória e o consumidor se sentir lesado. Claudia Silvano destaca que, para evitar mais problemas, o passageiro pode entrar em contato com a companhia aérea antes mesmo de ir para o aeroporto, para saber se há atrasos ou cancelamentos.

Ela diz ainda que se esses problemas ocorrerem com o consumidor já no terminal, a lei define que o cliente tem direito a alimentação e hospedagem por conta da empresa. 

Cláudia Silvano orienta ainda que os passageiros guardem todos os comprovantes dos gastos que tiveram, por conta dos atrasos ou cancelamentos.

Para mais detalhes, a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, define todas as responsabilidades das aéreas quando há problemas com os voos e especifica os tipos de assistência que as empresas são obrigadas a prestar em cada caso.

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