TERCA, 11/04/2023, 15:09

Professores da UEL aprovam indicativo de greve para maio

Presidente de sindicato diz que percentual de menos de 6% anunciado pelo Governo do Estado fica bem abaixo da perda salarial registrada pela categoria nos últimos anos. 

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, cerca de 200 professores da UEL aprovaram, com uma única abstenção e nenhum voto contrário, o indicativo de greve para a primeira semana de maio.

O presidente do Sindiprol, Ronaldo Gaspar, diz que o governo, em nenhum momento, se sentou para negociar com a categoria, que está indignada com os 5,79% anunciados. Ele afirma ainda que a reposição apresentada fica muito abaixo das perdas registradas pelos professores nos últimos sete anos, que, segundo ele, somam 42%.

Ronaldo Gaspar diz ainda que a mobilização dos professores em torno da reposição salarial vem ocorrendo em todas as universidades estaduais.

No caso dos docentes da UENP, que tem campus em algumas cidades do norte do estado e que também cruzaram os braços nesta terça-feira, a data da assembleia ainda está sendo definida, explica Gaspar.

O Sindiprol informou ainda que também foi aprovada na assembleia desta terça-feira a formação de um comando de mobilização, com representantes de todos os nove centros da UEL.

A reportagem da CBN Londrina entrou em contato com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para um posicionamento sobre o indicativo de greve anunciado pela categoria.

Em nota, a pasta informou que vem discutindo com as lideranças e sindicatos as pautas que envolvem todas as categorias e que a questão da reposição salarial está sendo estudada pelas demais áreas do governo, já que demanda uma avaliação orçamentária.

Comentários