Quase 3 mil londrinenses quitaram IPVA atrasado com o programa Regulariza Paraná
Valor negociado chega a R$ 2,5 milhões somente em Londrina. Programa continua em vigor até o fim de fevereiro
Os contribuintes de Londrina têm aproveitado as condições do Regulariza Paraná, programa da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual, para quitar débitos tributários em atraso. Ativo desde dezembro de 2025, o programa já registrou 2.865 pagamentos de londrinenses que acertaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) através das condições facilitadas oferecidas. Os valores recuperados com este imposto se aproximam dos R$ 2,5 milhões.
Um dos fatores que têm colaborado para a adesão dos contribuintes é a redução do IPVA. Em 2026, os motoristas paranaenses passaram a pagar, em média, 45,7% a menos, com a alíquota fixada em 1,9%, uma das menores do Brasil. De acordo com o secretário de estado da Fazenda, Norberto Ortigara, o alívio no valor do imposto tem estimulado a quitação de débitos antigos e incentivado a regularização fiscal.
O Regulariza Paraná funciona como um programa ampliado de recuperação fiscal, permitindo a renegociação de débitos de IPVA, ICMS e outras obrigações, como multas e créditos inscritos em dívida ativa.
No caso do IPVA, podem ser incluídas dívidas de até 31 de dezembro de 2024, com pagamento exclusivamente à vista e redução de 95% da multa e 60% dos juros, criando uma oportunidade significativa para os proprietários de veículos colocarem a situação em dia.
Já no caso do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), podem ser renegociados débitos de até 28 de fevereiro de 2025, incluindo valores ainda não constituídos, inscritos em dívida ativa ou em discussão judicial. As opções são:
- À vista: 95% de redução da multa e 60% dos juros;
- Até 12 vezes: 80% de redução da multa e 50% dos juros;
- Até 24 vezes: 70% de redução da multa e 40% dos juros.
Nos casos em que a dívida já esteja judicializada, o contribuinte deve quitar os honorários advocatícios ou pelo menos a primeira parcela para aderir ao programa.
O prazo final para adesão e formalização é:
- Parcelamento: Até 25 de fevereiro de 2026 (18h).
- Pagamento em Parcela Única: Até 27 de fevereiro de 2026.