SEXTA, 20/10/2023, 16:56

Receita Federal apreende 11.500 maços de cigarros da Indonésia em Centenário do Sul, no norte do Paraná

O trabalho foi realizado em parceria com o serviço de inteligência da Polícia Militar. Em uma outra operação, na PR-444, em Arapongas, Polícia Rodoviária apreendeu 2 mil óculos e mais de 700 relógios contrabandeados do Paraguai.

Equipes da Receita Federal fizeram a apreensão de 11.500 maços de cigarros contrabandeados da Indonésia em um trabalho de fiscalização em Centenário do Sul, no norte do Paraná, durante a tarde de quinta-feira (19). A operação foi realizada em parceria com o serviço de inteligência da Polícia Militar (PM) de Cambé e Rolândia. As equipes da PM faziam diligências nas estradas da região quando identificaram um veículo em atitude suspeita trafegando em direção à divisa com o estado de São Paulo.

Os policiais, então, avisaram a Receita Federal e abordaram o carro já no perímetro urbano de Centenário do Sul. Os pacotes com os maços de cigarro foram encontrados no porta-malas e no banco traseiro do veículo.

A apreensão se difere das usuais realizadas pelas forças de segurança na região. Normalmente, as equipes apreendem cigarros contrabandeados do Paraguai, que são de qualidade inferior e baixo custo. Neste caso, os cigarros eram de tabaco especial aromatizado, de marca famosa, fabricados na Indonésia, e destinados a consumidores de maior poder aquisitivo. No varejo, o valor de um maço chega a R$ 40.

O condutor, que já tinha passagem pelo crime de contrabando, foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Londrina.

 

Já na madrugada desta sexta-feira (20), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) fez a apreensão de uma grande quantidade de produtos contrabandeados na PR-444, em Arapongas, na região metropolitana de Londrina. A carga, possivelmente trazida do Paraguai, foi encontrada em um carro com placas de Belo Horizonte. O motorista e o passageiro negaram ser proprietários dos pacotes e disseram que tinham sido contratados por uma terceira pessoa para fazer o transporte dos produtos até a cidade de Londrina. Ao todo, foram apreendidos 2 mil óculos, 720 relógios de marcas diversas e 150 garrafas de vinho. Nenhuma mercadoria tinha nota fiscal. A carga foi apreendida e levada para o pátio da Receita Federal, em Londrina. Motorista e passageiro foram autuados por contrabando e descaminho e levados para delegacia.

 

Por Guilherme Batista

Comentários