TERCA, 31/07/2018, 19:24

Reunião Pública de Trabalho sobre novo ciclo de concessões rodoviárias do Paraná é feita em Londrina pela governadora Cida Borghetti

A pré-candidata ao governo, nessas eleições, afirmou que não haverá renovação de contrato com as concessionárias de pedágio mesmo se não for eleita e prometeu redução de 50% nas tarifas praticadas no estado.

Nesta terça-feira a governadora do Paraná, Cida Borghetti, veio a Londrina na sede do Iapar, para a segunda reunião técnica sobre a redução nas tarifas do pedágio no estado.

Recentemente a governadora notificou as seis concessionárias do Anel de Integração para que iniciem os processos de finalização dos contratos, que serão encerrados em 2021 e prometeu a elaboração de um novo modelo de concessão.

A Agência Reguladora do Paraná - Agepar deve dar continuidade ao trâmite dessa gestão mesmo se a governadora Cida Borghetti não for eleita para o próximo mandato.

A governadora reiterou que não haverá renovação de contrato em 2021, as concessionárias que tiverem interesse terão que apresentar mais obras e reduzir pelo menos em 50% os custos das tarifas.

Ainda de acordo com a governadora, cada concessionária em contrato vigente tem uma responsabilidade na manutenção e conclusão de obras previstas, têm até 2021 para cumprimento desses projetos, caso contrário sofrerão sanções judiciais.

As duplicações da região como o trecho do pedágio de Arapongas e o pedágio com taxas mais caras do País, a de Jataizinho, devem ter melhorias e obras concretizadas.

Uma comissão liderada por técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Logística e do Departamento de Estradas de Rodagem - DER, com o apoio da Agência Reguladora do Paraná, ficará encarregada dos trabalhos de encerramento dos contratos, com análise do que ainda está para ser executado e conclusão do contrato.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Abelardo Lupion, os trabalhos estão sendo divididos em três fases, nesse processo haverá cobrança das obras e cumprimento das determinações em contrato.

O documento encaminhado recentemente pela governadora do Paraná às concessionárias, aponta que melhorias devem ser realizadas ao longo do Anel de integração do estado que é formado por 2,5 mil quilômetros de rodovias. Destes, quase 2 mil quilômetros são federais, delegados ao Paraná, e 700 quilômetros estaduais, com um total de 27 praças de pedágio.

Comentários