QUARTA, 27/10/2021, 18:15

Saldo de empregos de janeiro a setembro no Paraná é o maior desde 2004

Levantamento da Secretaria Estadual do Trabalho mostra que o saldo dos primeiros nove meses de 2021 foi de mais de 168 mil vagas, o recorde do estado em 18 anos.

O melhor saldo da geração de empregos do estado desde 2004, com 168,5 mil novas vagas com carteira assinada no acumulado de janeiro a setembro. De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, baseado nos números do Caged, o resultado do Paraná é o melhor dos últimos 18 anos.

Ainda segundo o estudo, 2021 também foi um ano em que o estado apresentou o quarto melhor setembro da série histórica. Em entrevista à Agência Estadual de Notícias nesta quarta-feira, o governador Ratinho Junior, comemorou os números do levantamento e destacou o saldo positivo de mais de 15 mil empregos criados no mês passado.

No Paraná, o resultado de setembro foi alavancado pelo setor de serviços, que criou quase metade das novas vagas. Em seguida, apareceram o comércio, o setor de reparação de veículos automotores e motocicletas, a indústria e a construção civil.

O levantamento também mostra que o saldo de empregos se manteve positivo no estado durante todos os meses de 2021, com destaque para fevereiro, que registrou mais de 41.000 vagas criadas.

O comentarista de economia da CBN Londrina, professor Sidnei Pereira, avalia que os números mostram um início de recuperação da economia do estado. Pereira destaca ainda o fato de que em 2020, como reflexo da pandemia, o saldo de empregos do estado era de apenas pouco mais de mil vagas até setembro.  

Se os números de 2021 forem comparados aos do ano passado, o aumento é de impressionantes 15.000%. Mesmo em relação a 2019, o crescimento na criação de postos de trabalho foi de 196%.

Ainda de acordo com o Caged, todos os 399 municípios do estado apresentaram saldo positivo de empregos no acumulado de janeiro a setembro. O melhor resultado foi de Curitiba, com quase 287 mil vagas; seguida de Londrina e Maringá com 55 mil postos cada uma.

Comentários