Saúde de Londrina confirma 17 casos de hepatite A e faz alerta
Nos noves meses de 2025, o número superou todo o ano passado, quando 9 diagnósticos positivos da doença foram registrados na cidade
Com 17 casos confirmados de hepatite A em Londrina neste ano, a secretaria municipal de Saúde emitiu um alerta epidemiológico. Nos noves meses de 2025, o número de casos superou todo o ano passado, quando nove diagnósticos positivos da doença foram confirmados na cidade.
De acordo com a diretora de vigilância em saúde, Claudia Haggi Favero Monteiro, os casos aumentaram especialmente entre jovens adultos e algumas pessoas aguardam o resultado dos exames.
Em Londrina a vacinação contra a hepatite A está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para crianças a partir dos 15 meses até 4 anos e para o público alvo
A diretora informou que é necessário adotar medidas de cuidado em relação à água de consumo, à manipulação de alimentos e às condições de higiene e de saneamento para evitar a contaminação.
A cobertura vacinal contra a hepatite A na faixa etária de 1 a 4 anos, no município, atingiu 78,04% até junho de 2025. O alerta epidemiológico também ressalta que os sinais e sintomas da hepatite A muitas vezes podem ser confundidos com os de outras doenças. O quadro costuma começar de forma inespecífica, com anorexia, náuseas, vômitos, diarreia, febre baixa, cefaleia, mal-estar, fadiga, aversão ao paladar, entre outros. Em alguns casos, a fraqueza e o cansaço podem persistir por vários meses.