Londrina registra queda de negativados em agosto, mas recuperação de crédito e consumo segue lenta
O índice de negativados caiu 52,8% na comparação com agosto de 2024
Os indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL), referentes ao mês de agosto, indicam uma grande queda na quantidade de consumidores que foram incluídos no cadastro de inadimplentes. Em outras palavras, o índice de negativados caiu 52,8% na comparação com agosto de 2024. No acumulado do ano, a redução chega a 22,5% diante do mesmo período no ano passado.
De acordo com o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, “Esse movimento reforça uma tendência de menor ingresso de novos nomes no sistema de restrição ao crédito, indicando maior cautela dos consumidores e menor propensão ao endividamento”.
Se o número de negativados diminuiu, também houve queda no índice de consumidores que conseguiram quitar suas dívidas e sair do cadastro de inadimplência. A redução foi de 51% em relação a agosto de 2024. No acumulado do ano, a redução é de 11% em comparação ao mesmo período do ano passado.
O número de consultas ao sistema de crédito, indicador que mede a intenção de compras a prazo, teve queda de 10,4% em agosto e de 7,12% no acumulado do ano, na comparação com 2024. Ou seja, isso demonstra um ambiente de consumo mais retraído, em que tanto a demanda por crédito quanto à disposição dos fornecedores em concedê-lo permanecem em níveis mais baixos.
Vale lembrar que os indicadores de recuperação de crédito do SPC/ACIL mostram a evolução do número de consumidores que deixaram os cadastros de inadimplentes por terem realizado o pagamento das suas dívidas em atraso.