QUINTA, 31/03/2022, 09:49

Secretaria Estadual de Saúde anuncia fim do estado de epidemia da H3N2, no Paraná

Mudança foi definida após queda no número de casos positivos para doença. Pasta também está se preparando para início da Campanha Nacional de Imunização.

Quase 80 dias após a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ter decretado epidemia pela h3n2, variante do vírus da Influenza A, a pasta informou o fim deste cenário de alta contaminação, diante da queda no volume de positivações.

O estado de epidemia foi declarado em 12 de janeiro deste ano, após um crescimento expressivo no número de casos confirmados no estado. Já no último boletim divulgado, na terça-feira (29) foram registrados mais 11 casos e três óbitos por conta da doença. Segundo o secretário estadual de Saúde Beto Preto, com uma maior movimentação da população durante o período, o vírus também teve mais facilidade para circular entre os paranaenses.

Em meados de janeiro, por exemplo, o estado acumulava cerca de 830 confirmações e 12 óbitos.

Agora, a Secretaria está se preparando para o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O imunizante que será ofertado neste ano já vai proteger a população da H3N2. As ações começam na próxima segunda-feira (4) e seguem até o dia 3 de junho. O “Dia D” está marcado para 30 de abril, data em que as crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos também passam a ser atendidas.

Os óbitos confirmados pela Sesa no último boletim divulgado, foram registrados em Cascavel, Curitiba e Londrina. São dois homens e uma mulher, com idades que variam entre 79 e 92 anos. Todos apresentavam comorbidades associadas à doença e estavam sendo atendidos em leitos hospitalares.

Comentários