QUINTA, 27/05/2021, 17:50

Secretaria Estadual de Saúde ativa mais 51 leitos Covid no Paraná, 16 deles em Arapongas

Honpar 'ganhou' dez vagas de enfermaria e seis de UTI, que vão ajudar a desafogar pelo menos parte da demanda no norte do estado. Somente no HU de Londrina, 42 pacientes esperavam pela liberação de leitos da Terapia Intensiva nesta quinta-feira.

A Secretaria Estadual de Saúde ativou nesta semana mais 51 leitos exclusivos para atendimento a pacientes com Covid-19 em todo o estado. São 45 leitos de enfermaria e seis de UTI. No Honpar, em Arapongas, na região metropolitana de Londrina, foram ativados dez leitos de enfermaria e seis UTIs. As ampliações foram realizadas também nos municípios de Nova Tebas, na região central, com dez enfermarias; Paranavaí, no noroeste, com 15 enfermarias, e em Curitiba, com dez enfermarias.

Os novos leitos do Honpar vão ajudar a desafogar pelo menos parte da demanda crescente no norte do estado. Somente no Hospital Universitário (HU) de Londrina, por exemplo, 42 pessoas esperavam pela liberação de vagas na UTI nesta quinta-feira (27). A Terapia Intensiva do HU também apresentava uma taxa de ocupação de 107%.

O aumento no número de internados reflete a chegada da possível terceira onda da doença ao estado, que, atualmente, tem a maior taxa de transmissão da Covid-19 de todo o país. O governo baixou um novo decreto, que passa a valer nesta sexta-feira (27), aumentando o período do toque de recolher com a Lei Seca, que vai passar a ir das oito da noite às cinco da manhã do dia seguinte, e diminuindo o período de funcionamento das atividades consideradas não essenciais.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, alerta, entretanto, que os esforços do poder público nunca serão suficientes caso a população não faça a parte dela.

Segundo a Regulação de Leitos Estadual, o Paraná tem atualmente 4.791 leitos exclusivos Covid-19. Destes, 1.944 são UTIs e 2.847 enfermarias. Neste momento a ocupação é de 94% e 83%, respectivamente.

Por Guilherme Batista

Comentários