SEGUNDA, 02/05/2022, 07:00

Selo da OAB nacional recomenda 17 cursos de direito paranaenses

Em Londrina, apenas duas universidades tiveram suas graduações avaliadas com nota acima de 7 e receberam o selo.

A 7ª edição do Selo OAB Recomenda avaliou todos os 128 cursos de direito em funcionamento no Paraná e chegou a 17 que atendem aos requisitos mínimos de qualidade. Entre eles, dois aqui de Londrina, o da UEL e o da PUC.

O Selo foi criado com a proposta de contribuir para a formação dos futuros advogados, já que a baixa qualidade do ensino tem impacto direto no exercício da profissão. Segundo a própria OAB, hoje a taxa média de aprovação dos bacharéis em direito no Exame da Ordem gira em torno de 15%.

Para a entidade, os números da 7ª Edição do Selo revelam a necessidade de frear a proliferação exagerada de cursos de direito e a ampliação irresponsável de vagas nos que já existem.

Marco Aurélio Choy, presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem, fala em um cenário bastante preocupante, com apenas 13% dos cursos do estado atendendo aos parâmetros mínimos de qualidade.

Ele explica que a metodologia mudou e, na edição atual, foram estabelecidos como critérios mínimos a participação de estudantes desses cursos em pelo menos três dos últimos cinco Exames de Ordem e um total mínimo de 60 participantes nas cinco últimas provas, além da nota do Enade de 2018. Se a avaliação da OAB for de 7 para cima, o curso recebe o Selo da Ordem.

A 7ª edição do Selo OAB Recomenda avaliou quase 1.900 cursos de direito de todo o país. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil é a entidade representativa da categoria e atualmente tem 1,3 milhão profissionais registrados.

Comentários