TERCA, 31/08/2021, 18:16

Sesa distribui mais de 207 mil vacinas anti-covid a municípios paranaenses

Todo quantitativo é destinado à segunda dose do público com mais de 18 anos. Mais 166 mil unidades devem ser encaminhadas ao estado pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou uma nova distribuição de imunizantes contra a Covid-19 nesta terça-feira (31). São mais 207.500 doses que vão ser encaminhadas às 22 Regionais de Saúde do Paraná para dar continuidade à segunda aplicação na população geral atendida pela campanha.

A ação foi viabilizada após a chegada de aproximadamente 182 mil unidades, enviadas pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (30) que, somadas a mais 25 mil vacinas, completam o novo lote, composto por cerca de 116 mil doses da AstraZeneca, produzida pela farmacêutica britânica em parceria com a FioCruz, além de 26.400 imunizantes da Coronavac e pouco mais de 64 mil doses da Pfizer/BioNTech.

Outro reforço, de 166.560 unidades, deve ser encaminhado ao estado pelo Governo Federal. Todo o lote deve ser destinado também à segunda aplicação. A informação foi confirmada pela pasta na tarde desta terça.

Na atual distribuição, a 17ª Regional de Saúde, que abrange 21 municípios aqui da região, vai receber 14.484 vacinas. A maior fatia do quantitativo deve ficar com Londrina. Além do público geral, as doses também são destinadas aos grupos prioritários, como pessoas com comorbidades, professores e profissionais da assistência social, que seguem sendo atendidos.

A vacinação contra a Covid-19 no município está liberada para a população com 22 anos ou mais. A ampliação na faixa etária foi anunciada na última quinta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde. Apesar disso, a pasta também reforçou a importância de os londrinenses estarem atentos ao prazo da segunda aplicação.

De acordo com a última atualização do vacinômetro municipal, 369.071 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina e 159.382 londrinenses completaram o ciclo de proteção contra o coronavírus, seja por duas aplicações ou com imunização em dose única.

 

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS,

Comentários