SEGUNDA, 06/09/2021, 07:00

Setembro é mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer infantil

Organizações de Londrina, como a Viver, estão se mobilizando para levar informações a profissionais de saúde e famílias

Quem circula por Londrina à noite já deve ter notado iluminação dourada em alguns prédios públicos. Em setembro, a cor dourada chama a atenção para a importância de estarmos atentos aos sinais e sintomas sugestivos do câncer nas crianças e jovens, auxiliando na sua detecção e tratamento precoces. Maria Aparecida Marques Lima, presidente da Organização Viver, que oferece apoio a crianças com câncer, lembra que a campanha é nacional e visa sensibilizar a comunidade. Dores persistentes, perda de peso, ínguas, vômitos e manchas roxas pelo corpo podem ser sintomas de outras doenças, mas também de câncer. O importante, segundo ela, é descartar a última opção para evitar que um possível diagnóstico positivo seja tardio.  

Adriana Santos tem um filho de 12 anos que começou o tratamento em janeiro de 2018 e hoje está curado. Mas o destino dele poderia ter sido diferente, porque o diagnóstico inicial era de sinusite e os exames adequados só foram feitos por insistência da mãe, depois que o menino já não conseguia mais dormir e o corpo dele exalava um cheiro diferente.

Há dois anos o Hospital do Câncer de Londrina promove treinamentos para profissionais de saúde e estudantes da área, para que a investigação e o diagnóstico da doença sejam feitos de forma acolhedora, com apoio à família.  A Organização Viver também atua nesse sentido, explica a presidente da instituição.

Além de iluminar a cidade com a cor dourada, a Organização Viver também deve promover treinamentos e visitas a instituições de Londrina. Também será distribuído material digital às escolas.

Por Livia de Oliveira

Comentários