SEGUNDA, 19/04/2021, 07:01

Sites do Governo do Paraná voltam a funcionar após invasão de hackers

Grupo autointitulado “Noias do Amazonas” assumiu autoria de ataques a diversos endereços eletrônicos oficiais do estado.

A invasão ocorreu por volta das 20 horas da última sexta-feira. Por conta do problema, diversos sites do Governo do Estado foram retirados do ar como medida de segurança. Segundo a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, Celepar, a prática conhecida na língua inglesa como 'defacement', modifica o conteúdo e a estética das páginas web por ativistas políticos.

Em nota, o Governo do Estado informou que assim que o problema foi detectado, a Celepar iniciou os protocolos de segurança para reestabelecer a normalidade no funcionamento dos sites. De acordo com a Companhia, todos os dados foram preservados e não houve vazamentos, já que a tentativa de invasão ocorreu apenas em camadas superficiais dos sistemas.

Com o problema, sites de hospitais, da Polícia Militar e de diversos órgãos e secretarias também sofreram com a ação criminosa. Sem falar no próprio portal oficial do Governo do Estado e outros de serviços para o cidadão, que também ficaram indisponíveis, como o Portal do Coronavírus, uma central estadual com informações da pandemia.

De acordo com a Celepar, a origem da tentativa de ataque foi identificada logo depois e os sites, entre eles o da própria Companhia, que é responsável pelo gerenciamento de todas as páginas oficiais do Paraná, voltaram a funcionar ainda na madrugada de sábado.

O grupo autointitulado “Noias do Amazonas” assumiu a autoria dos ataques aos sites.

Comentários