SEGUNDA, 23/03/2020, 15:14

Sobe para 60 casos confirmados de coronavírus no Paraná

Londrina mantém três casos confirmados.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais seis casos de Coronavírus no Paraná. Os novos casos são três de Curitiba, dois em Cianorte e um em Cascavel. Com esses novos casos o Paraná tem agora 60 casos confirmados. Londrina mantém três casos confirmados.

Curitiba tem o maior número de confirmados com 34 casos, Cianorte com seis casos, Foz do Iguaçu quatro casos, Londrina três casos, Pinhais dois casos, Campo Largo, Colombo, Ponta Grossa, Pato Branco, Cascavel, Maringá e Guaíra, cada uma dessas cidades com um caso confirmado e outros quatro casos de pessoas que residem fora do Paraná, mas estão em tratamento no Estado.

Os seis novos casos publicados oficialmente nesta segunda-feira pela Secretaria Estadual de Saúde são de seis mulheres que têm entre 28 e 53 anos e que fizeram viagens para São Paulo, Emirados Árabes e que mantiveram contato com caso confirmado.

O Paraná tem 1.518 casos em investigação e 159 oficialmente descartados. O Estado aguarda a normalização do sistema do Ministério da Saúde para poder negativar aproximadamente 600 resultados emitidos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A plataforma apresenta instabilidade há uma semana.

O Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, pediu para a população ficar atenta a informações de fontes duvidosas e acreditar no que é oficial, a fim de evitar o compartilhamento de fake news. Ele também lembra que é preciso ter calma em relação aos sintomas, já que outras doenças comuns, como gripes e resfriados, também estão circulantes.

O primeiro caso confirmado na cidade foi de uma mulher de 52 anos, que começou sentir os sintomas no dia 6 de março ainda na Itália. Ela também passou pela Espanha e chegou ao Brasil no dia 9.

Dos três casos de Londrina há ainda um homem de 37 anos, que retornou de São Paulo no dia 15 de março com sintomas leves de gripe e buscou atendimento em um hospital particular, onde realizou o teste. Ele está em quarentena e é monitorado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

O outro caso confirmado é de uma mulher, de 39 anos, que passou por São Paulo e Santa Catarina e chegou a Londrina no dia 13 de março, e em seguida também buscou atendimento em um hospital particular. Ela também está em isolamento domiciliar sendo monitorada.

Comentários