QUINTA, 29/04/2021, 14:10

Somente 15% das cidades do Paraná começaram a vacinar pessoas com 60 anos

Na região metropolitana de Londrina, apenas Miraselva e  Pitangueiras estão mais adiantados. Ibiporã está entre as cidades mais atrasadas vacinando idosos de 64 anos

Ao todo, 63 municípios do Paraná já começaram a imunizar pessoas com 60 anos. O número corresponde a 15,7% das cidades do Estado, conjunto espalhado por 18 das 22 regionais que compõe o sistema público de saúde paranaense.  Na região de Londrina, os municípios que estão mais adiantados são as cidades de Miraselva e Pitangueiras que estão nesta lista. No caso de Londrina, estão sendo vacinadas pessoas, com 61 e 62 anos, com a primeira dose.  O agendamento de 60 anos ainda não foi liberado, porque não há doses suficientes. 


Em Ibiporã, por exemplo, a imunização está mais atrasada.  A primeira dose para a população a partir de 64 anos para a imunização deste grupo vacinal.  O agendamento desta faixa etária foi programado para esta quinta e sexta-feira.  O único local de imunização em Ibiporã,. UBS do Serraia (Antônio Carlos Gomes) que fica na Rua Rio de Janeiro, nº 215 – Conjunto Henrique Alves Pereira.


    Em Bela Vista do Paraíso o município iniciou somente nesta quarta-feira a vacinação para acima de 63 anos. Já em Sertanópolis foi agendado nesta quinta-feira vacinação para quem está com 61 anos. 
     A Secretaria de Saúde de Cambé agendou para este sábado, dia 1º, a vacinação contra Covid-19 para pessoas com 61 anos ou mais. Será por sistema de drive em três locais na Rodoviária (Avenida Brasil, 1336 - Vila Salomés), no Centro da Juventude no  Jardim Castelo Branco) ou na Unidade Básica de Saúde do Cambé IV (É preciso levar documento de identificação (RG e CPF) e um comprovante de residência.


Em Rolândia, por exemplo, a população com 62 anos ou mais começou a ser imunizada nesta quinta-feira (29)  por agendamento mediante ao cadastro feito. O atendimento acontece no Centro Municipal de Vacinação contra Covid-19, na rua Tupi, na Vila Oliveira, das 8h às 17h.


Em Arapongas, o município agendou também nesta quinta-feira a vacinação com doses da Astrazeneca para quem completou 62 anos e ainda alguns profissionais de saúde com 30 anos ou mais. 
O Paraná receberá nos próximos dias o 15° lote de vacinas contra o coronavírus enviado pelo Ministério da Saúde.

No total, serão 309.200 doses de imunizantes: 6.200 da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan/Sinovac, e 303.000 da Covishield, da Universidade de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz.  Todas as vacinas são destinadas à primeira dose de grupos prioritários cuja imunização já está em andamento: pessoas de 60 a 64 anos e profissionais da segurança pública e salvamento

Por Guilherme Marconi

Comentários