TERCA, 14/03/2023, 10:00

Três moradores do norte do Paraná estão entre os liberados pelos atos antidemocráticos em Brasília

Os denunciados respondem por incitação ao crime e associação criminosa e estavam presos desde o dia 8 de janeiro no sistema penal do Distrito Federal e irão cumprir medidas cautelares. 
 

Três moradores do norte do Paraná estão entre os 130 homens que tiveram a liberdade provisória assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) na segunda-feira (13) no âmbito da operação Lesa Pátria. Dois moradores de Apucarana e um de Londrina que foram denunciados pelos atos de 8 de janeiro, em Brasília e estavam presos desde então. 

Para o magistrado, eles não representam mais riscos à sociedade neste momento, e responderão ao processo em liberdade. O grupo foi denunciado por incitação ao crime e associação criminosa.  

   De acordo com advogado Luiz Fernando Vilasboas, que atua na defesa dos paranaenses, não havia motivo para manter as prisões preventivas  já que os acusados não teriam participado da invasão dos prédios públicos e tem direito de ampla defesa e do contraditório. 

Apesar da liberdade eles terão que cumprir as seguintes medidas: Uso de tornozeleira eletrônica; proibição de deixar a comarca de origem; permanecer em casa no período noturno e nos finais de semana; obrigação de apresentar-se ao juízo da Execução da comarca de origem semanalmente;  proibição de deixar o Brasil; e o cancelamento de passaportes. 

Pelos atos antidemocráticos em Brasília, restaram presas no sistema penitenciário do Distrito Federal até o momento 310 homens e 82 mulheres, um total de 392 pessoas. Ao menos dois deles são de Londrina. 

Por Guilherme Marconi

Comentários