TERCA, 06/01/2026, 17:01

USP confirma tremor de terra na zona sul de Londrina, e casos seguem em investigação

Sismo de baixa magnitude foi registrado no dia 26 de dezembro; moradores relataram barulhos e novos tremores na região de Londrina

A Central de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou a ocorrência de um tremor de terra de magnitude 1,7, registrado no dia 26 de dezembro, nas proximidades do Shopping Catuaí, em Londrina. No site da Central, também foram contabilizados mais de 50 relatos de moradores que disseram ter sentido tremores e ouvido barulhos em diferentes horários.
A situação tem causado preocupação na população, que cobra esclarecimentos oficiais. Segundo o professor José Paulo Pinese, houve, de fato, o registro do tremor pelo equipamento, o que confirma um evento natural de baixa magnitude. Ele explica que outros relatos ainda estão sendo analisados e investigados pelos especialistas.

De acordo com o professor, Londrina não está em uma falha tectônica ativa, mas pode sofrer reflexos de pequenas movimentações internas da placa tectônica sul-americana. Estudos indicam que a região do chamado Arco de Ponta Grossa, no Paraná, apresenta esse tipo de atividade, o que pode explicar os tremores sentidos pela população.


Apesar dos relatos, os estudiosos afirmam que não há indícios de risco grave ou de um evento de maior proporção e que os fenômenos registrados até agora são considerados naturais e de baixa intensidade.O secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, acompanha o caso e apoia as investigações. A intenção é ampliar o monitoramento e reforçar a divulgação de informações técnicas para reduzir a ansiedade dos moradores.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários