QUARTA, 01/06/2022, 18:48

Varejo paranaense acumula alta de pouco mais de 4% no primeiro trimestre

Destaques positivos foram os setores de vestuário e calçados, que comemoram a retomada das vendas no início do ano depois de perdas expressivas provocadas pela pandemia.

O varejo paranaense registrou uma alta de pouco mais de 4% nos primeiros três meses de 2022, foi o que revelou a nova Pesquisa Conjuntural da Fecomércio. O levantamento mostra ainda que no acumulado do primeiro trimestre, o comércio de Londrina registrou um aumento semelhante nas vendas, pouco mais de 4%.

Segundo a pesquisa, divulgada nesta quarta-feira pela entidade, os setores que mais se destacaram no trimestre foram os de vestuário e tecidos, que registraram alta no faturamento de pouco mais de 39%, e o de calçados, que teve aumento de 37% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio, Rodrigo Schmidt, diz que os resultados servem para reduzir um pouco as perdas sofridas pelos dois setores ao longo da pandemia, que acabaram sendo os mais impactados, por vários motivos, entre eles o isolamento social e a ausência de eventos.

O coordenador da Fecomércio diz ainda que 2022 tem sido bastante favorável para os dois segmentos, que, na comparação com o mesmo mês do ano passado, no auge da pandemia, deram um salto nas vendas. As lojas de calçados registraram aumento de mais de 50% no faturamento e as de vestuário e tecidos 78%.

O comércio paranaense cresceu pouco mais de 10,5% na variação anual. Já o varejo londrinense registrou alta nas vendas de quase 2,5%, na comparação entre o mês de março desse ano e o de 2021.

Já na comparação com fevereiro de 2022, o faturamento do varejo cresceu 11,5%. Destaque para as farmácias, com 21,5%, e as concessionárias de veículos, com 19%.

Apesar dos resultados positivos, o coordenador da Fecomércio diz que esses aumentos tiveram muita influência da alta geral dos preços no país.

Comentários