TERCA, 13/12/2016, 16:35

Vendas do comércio do Paraná acumulam queda de mais de 4% neste ano

Além do número negativo, as perspectivas também não são boas: para economista, este Natal pode ser pior do que o de 2015

O comércio do Paraná vendeu 4,15% a menos de janeiro a outubro deste ano na comparação com o mesmo período de 2015. O número faz parte da pesquisa conjuntural do setor realizada mensalmente pela Fecomércio.

De setembro a outubro, houve aumento de 3,48%. Por outro lado, o outubro passado teve vendas 6,25% menores em relação ao mesmo mês do último ano.

Além disso, as perspectivas para as vendas do fim de ano não são boas. Ao menos essa é a avaliação do economista Renato Pianowski. Para ele, este Natal pode ser ainda pior do que o de 2015.

O especialista contou que a primeira parcela do 13º foi utilizada por muitos consumidores principalmente para pagar dívidas.

Resta saber, conforme Pianowski, se a segunda parcela realmente será injetada no comércio, já que o começo de ano traz com ele uma série de compromissos financeiros, como IPTU, IPVA e compra de material escolar.

O economista defendeu ainda que o governo federal precisa agir rápido e apresentar medidas em curto prazo, pois, na análise dele, mesmo que as propostas saiam rapidamente, elas só serão notadas pelo mercado a partir de março.

Segundo o levantamento da Fecomércio, os únicos segmentos do estado que viram suas vendas aumentarem de janeiro a outubro foram os de supermercados e farmácias.

Comentários