SEGUNDA, 13/12/2021, 07:00

Vendas do comércio registram queda em todas as regiões do Paraná

Apesar da redução no faturamento em setembro, o comércio do estado ainda acumula alta no ano, com destaque para Londrina que registrou aumento de pouco mais de 16%.

De acordo com o levantamento, a queda nas vendas do comércio do estado chegou a 3,75% em setembro. E os setores que tiveram os faturamentos mais baixos, de acordo com a Fecomércio, foram o de óticas, cine-foto-som, com redução de 17%; calçados, com quase 12%; e vestuário e tecidos, com 9%. Mesmo alguns segmentos que registraram crescimento nas vendas durante a pandemia, como as lojas de material de construção e os supermercados, apresentaram redução em setembro, de quase 2%.

O coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio Paraná, Rodrigo Schmidt, explica que a queda no faturamento do varejo ocorreu em todas as regiões e é reflexo da diminuição da renda das famílias e da oferta de crédito.

A maior retração nas vendas de setembro ocorreu no Sudoeste do estado, onde chegou a quase 7%. Em Londrina, a queda no mês foi de pouco menos de 5%, próxima dos índices de Ponta Grossa e Curitiba, que registraram 4,6% de redução no faturamento do varejo.

Apesar dos números de setembro, o comércio paranaense ainda acumula uma alta de pouco mais de 10% no ano. Com destaque, segundo o coordenador da Fecomércio, para Londrina, que registrou aumento nas vendas de pouco mais de 16% em 2021.

Apesar da vacinação seguir avançando e dos números da pandemia estarem em estabilidade, o coordenador da Fecomercio diz que o faturamento do varejo em setembro desse ano foi pior do que no mesmo mês de 2020, com destaque negativo para alguns setores.

Com as quedas consecutivas nas vendas nos últimos meses, a Confederação Nacional do Comércio revisou a expectativa de crescimento do faturamento do setor para o ano, de 3,6% para 3,1%. E a inflação foi o principal fator que levou a entidade a essa redução.

Comentários