QUINTA, 11/05/2023, 16:38

Vendas do varejo paranaense recuam quase 9% em fevereiro

Apesar da queda em relação a janeiro, faturamento do comércio no primeiro bimestre teve leve alta no estado.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda nas vendas do varejo paranaense em fevereiro foi de pouco mais de 2%. Mas, foi na variação mensal que o faturamento do comércio do estado registrou uma redução bem mais expressiva, 8,66% em relação a janeiro.

Os dados são da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio, que colocou os resultados na conta do Carnaval, já que em 2023 a terça-feira e a Quarta de Cinzas caíram em fevereiro, ao contrário do ano passado.

Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da entidade, diz que, apesar desse recuo na variação mensal e anual de fevereiro, o varejo do estado acumula um aumento, mesmo que pequeno, das vendas no primeiro bimestre, com destaque para alguns setores.

O destaque negativo na variação anual ficou para o setor de materiais de construção, que registrou retração de quase 14%.

Já na avaliação mensal por região, explica o coordenador da Fecomércio, destaque negativo para o Oeste e Londrina, que apresentaram quedas expressivas. No restante do estado, afirma Schmidt, números positivos.

Rodrigo Schmidt diz ainda que na comparação do primeiro bimestre de 2023 com o do ano passado, os setores que mais se destacaram foram o de combustíveis, com alta de 13,6%, e o de livrarias, que registrou aumento nas vendas de quase 10,5%.

Comentários