Aeronave dos Bombeiros é usada pela primeira vez em incêndio ambiental em Londrina
Helicóptero possui um helibalde, com capacidade para transportar até 500 litros de água
Uma ajuda que vem do alto. Agora a unidade de operações aéreas do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná tem sua própria aeronave. O helicóptero arcanjo-01 será utilizado em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e resgates.
De acordo com a capitão Keyla Karas, piloto da unidade de operações aéreas do Corpo de Bombeiros, Londrina foi a cidade em que a aeronave foi utilizada pela primeira vez para combater um incêndio ambiental de grandes proporções, na região rural do Limoeiro. O helicóptero possui um helibalde, com capacidade para transportar até 500 litros de água.
Além do helibalde, a aeronave conta com equipamentos de última geração, que vão ser fundamentais em casos graves. O helicóptero possui uma maca que ajuda no transporte de recém-nascido, desenvolvida para proporcionar o conforto térmico ideal para os casos de risco, um massageador cardíaco, além de um ultrassom. “Todo esse equipamento vai auxiliar a equipe multidisciplinar que compõem a aeronave a dar o melhor atendimento às vítimas que precisarem de socorro”, destaca a capitão.
A aeronave foi batizada de arcanjo-01 por um motivo especial e faz alusão ao trabalho dos profissionais que integram o Corpo de Bombeiros. “A profissão muitas vezes é referenciada como alguém que ajuda, como anjos, por isso o arcanjo, denominação que também é utilizada em outros Estados. A ajuda vem do alto, como se o equipamento tivesse asas para salvar. E esse é nosso sentimento, de salvar vidas”, finaliza a capitão.
Além da aeronave, o Governo do Estado entregou 21 viaturas e dois helicópteros para os comandos regionais do Bombeiro Militar e da Polícia Militar. Foram entregues dez viaturas para a Polícia Militar, das quais oito são para a patrulha rural. Deste total, três viaturas ficarão em Londrina.
Para o 2º Comando Regional Bombeiro Militar foram entregues 11 viaturas, dentre elas dois caminhões ABTR de combate a incêndio. Um caminhão ABTR ficará em Londrina, além de uma ambulância e duas viaturas.