TERCA, 23/09/2025, 17:02

Secretaria de Saúde de Cambé reforça importância da vacinação contra o sarampo

Campanha é voltada para a população de 20 a 29 anos e crianças que ainda não receberam a segunda dose

A prefeitura de Cambé, por meio da secretaria de Saúde Pública, reforçou a importância da vacinação contra o sarampo, principalmente para a população de 20 a 29 anos e crianças que ainda não receberam a segunda dose.
Mesmo com o Paraná não registrando nenhum caso da doença desde 2020, a medida tem caráter preventivo, por conta do aumento expressivo de casos em países da América. Doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Bárbara Radigonda, responsável pelo departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, explica que o sarampo é uma doença viral potencialmente grave, extremamente contagiosa, que pode gerar complicações e óbitos.
O esquema vacinal de sarampo é feito com a vacina tríplice viral em duas doses. A primeira é aplicada aos 12 meses de vida e a segunda, com 15 meses. Adulto até 29 anos precisa ter duas doses registradas na carteira de vacinação. De 30 a 59 anos, precisa ter uma dose registrada.

Com isso, a orientação da secretaria de Saúde de Cambé é que as pessoas procurem a UBS mais próxima com carteira de vacinação, documento com foto e cartão do SUS e verifiquem se já possuem todas as doses da vacina contra o sarampo.
A transmissão do vírus do sarampo ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.
Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa que já foi uma das principais causas de mortalidade infantil em todo o mundo. Apesar dos avanços significativos no controle e prevenção por meio da vacinação, o sarampo ainda representa um desafio para a saúde pública, especialmente em regiões com baixas taxas de imunização.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários