TERCA, 09/12/2025, 15:57

Câmara Municipal discute ampliação do portfólio de serviços da Londrina Iluminação

O objetivo é que a empresa possa ofertar ao poder público diversos serviços ligados à tecnologia e infraestrutura urbana

A Câmara Municipal de Londrina começou a discutir na terça-feira (9) um projeto de lei que amplia as atribuições de atuação da Londrina Iluminação, empresa que foi criada em 2014 para cuidar da iluminação pública da cidade.

De acordo com o projeto, o objetivo é ampliar o escopo de atuação da empresa, que fica autorizada a prestar serviços estratégicos ligados à infraestrutura em Londrina e em municípios da região.

Entre as alterações, a iniciativa prevê incluir na carta de serviços da Londrina Iluminação a realização de serviços de manutenção elétrica nos próprios públicos e demais prédios ocupados pelo Poder Público para prestação das políticas públicas municipais, incluindo secretarias e outros órgãos municipais.

A empresa também poderá prestar outros serviços ao município, contribuindo com a infraestrutura necessária ao Projeto de Cidades Inteligentes de Londrina, iniciativa do Poder Executivo que integra todas as secretarias e empresas municipais, coordenada pela CMTU, CTD e Londrina Iluminação.

O presidente da Londrina Iluminação, Renan Salvador, explicou que a empresa não deixará de atuar na manutenção da iluminação pública, e as novas atribuições têm como objetivo elevar a eficiência dos serviços prestados, uma vez que o município já possui 100% da iluminação pública com lâmpadas de LED, mais modernas e eficientes.

O novo escopo da Londrina Iluminação também prevê que a empresa poderá prestar serviços para montar, reparar e instalar sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização, inclusive, câmeras, radares, sensores e semáforos, em vias públicas, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

A empresa também poderá oferecer soluções integradas de iluminação pública, utilizando-se das tecnologias de informação e telecomunicações, além de comercializar equipamentos relacionados ao objeto social.

Caso seja aprovado, o projeto de lei 289/2025 dará início à reestruturação da Londrina Iluminação, ampliando sua atuação e criando novas fontes de receita para os próximos anos.

A ideia é de que a companhia deixe de ter receita proveniente somente da taxa de iluminação pública, ampliando o portfólio de serviços e abrindo caminho para novas parcerias e oportunidades de negócios.

Por Fernando Bianchi

Comentários