ILS no Aeroporto de Londrina será inaugurado nesta quarta-feira (10).
A inauguração vai contar com a presença do Ministro de Portos Aeroportos, Governador e autoridades ligadas a aeronáutica
O ILS (Sistema de Pouso por Instrumentos) será inaugurado nesta quarta-feira (10) e marca o aniversário de 91 anos de Londrina. O sistema começa a funcionar a meia noite. O primeiro voou a utilizar o ILS será um avião de vem de Campinas com previsão de chegada em Londrina a 00H20.
A solenidade de inauguração será realizada no aeroporto às 10h, com a presença do Ministro de Estado de Portos e Aeroportos, Comandante e Oficiais do Comando da Aeronáutica, Governador do Paraná, além de representantes do grupo Motiva que administra o terminal de Londrina e com a diretoria do grupo francês Thales.
O ILS permitirá que os pilotos alinhem a aeronave com a pista a cerca de 1.200 metros de distância, o que representa um grande avanço para Londrina. O equipamento adquirido junto ao grupo francês Thales por R$ 14,24 milhões, é considerado fundamental para reduzir cancelamentos e atrasos de voos.
Encerra-se uma longa espera da população londrinense pelo sistema de pousos por instrumento, o ILS, com a decisão formal da Agência Nacional de Aviação Civil que aprova a infraestrutura aeroportuária e altera o cadastro do Aeroporto Governador José Richa para operação IFR Precisão Categoria I, incorporando ao aeródromo o Sistema de Luzes de Aproximação ALS-I sem flash na cabeceira 31.
A inauguração representa uma etapa histórica para Londrina e região, pois formaliza que o aeroporto passa a estar autorizado, do ponto de vista de infraestrutura, a operar aproximações IFR de precisão Categoria I, alinhadas a padrões internacionais de segurança operacional e reduzindo a vulnerabilidade histórica do aeródromo em períodos de baixa visibilidade.
O que antes era motivo de cancelamentos e alternâncias frequentes, sobretudo em episódios de nevoeiro na região norte do Paraná, torna-se agora uma perspectiva concreta de maior regularidade de voos, previsibilidade operacional e suporte ao desenvolvimento econômico regional impulsionado pela aviação regular e executiva.