Cambé e Londrina recebem abastecimento com biometano
Os municípios são os primeiros do Paraná que serão abastecidos por meio da rede de distribuição da Compagas
Londrina e Cambé são as duas primeiras cidades do Paraná que serão abastecidas por biometano por meio da rede de distribuição da Compagas.
De acordo com o diretor comercial da empresa, Luiz Passos, a Compagas iniciou a operação da sua primeira rede local de biometano, conectando a base operacional da companhia em Londrina a clientes industriais instalados em Cambé, com uma rede de distribuição com um total de 10 quilômetros de extensão entre os dois municípios levando o gás canalizado para as duas cidades.
Duas empresas de Cambé estão utilizando o biometano e a intenção é expandir o abastecimento canalizado em uma rede de 70 Km em Londrina, ligando indústrias, comércios e residências.
Para viabilizar o início da operação, a Compagas investiu em 2025, mais de R$ 10 milhões na construção de novos 4 quilômetros de rede que foram integrados à rede existente na região e na montagem de uma base operacional para recebimento do suprimento que chega a Londrina por meio de carretas de gás comprimido.
Ao longo da obra, foram gerados cerca de 100 empregos diretos e indiretos. O gás que alimenta a rede local é o biometano, um gás de origem 100% renovável e, nesse caso, proveniente de resíduos da indústria sucroenergética, cana-de-açúcar, produzido na cidade de Tamboara.
O biometano é um combustível produzido a partir de resíduos orgânicos e integra estratégias de descarbonização em escalas globais.