Com expectativa de classificação, Londrina enfrenta novo formato no Campeonato Paranaense
Das seis equipes que enfrenta na primeira fase, o Tubarão não leva vantagem no histórico somente contra dois clubes
O Campeonato Paranaense tem início nesta terça-feira (6) com a partida entre São Joseense e Galo Maringá, na Arena da Baixada, em Curitiba, às 20h. Neste ano, o torneio foi reformulado e terá uma disputa enxuta, com seis rodadas na primeira fase e 12 equipes.
O Tubarão faz sua estreia na quarta-feira (7), às 19h, no Estádio do Café, diante do Operário. Na fase classificatória, o LEC encara seis equipes que já enfrentou ao menos uma vez. Entre os seis adversários da primeira fase, o Londrina não leva vantagem no retrospecto apenas contra as equipes do Coritiba e do Galo Maringá.
O Coxa é o maior campeão do Estadual, e na primeira fase, é a equipe que mais disputou partidas contra o Tubarão. Pelo Paranaense, foram 131 jogos, com 36 vitórias do Londrina, 31 empates e 64 vitórias do Coritiba. Em 2025, vitória do Tubarão por 2 a 0 na estreia do torneio, no Couto Pereira.
Já o Operário, adversário da estreia e atual campeão paranaense, enfrentou o Londrina em 54 oportunidades no estadual, com 22 triunfos do Londrina, 16 empates e 16 vitórias do Fantasma. Na última edição, o Operário conquistou a vaga na final diante do Tubarão, nos pênaltis, no Estádio do Café.
O Cianorte, outra equipe do interior que tem marcado presença na primeira divisão do Paranaense, tem um retrospecto de 25 jogos diante do Londrina, com nove vitórias do Tubarão, nove empates e sete derrotas.
Já o Galo Maringá, que está de volta à elite do Estadual após conquistar o título da divisão de acesso em 2025, tem um histórico curto diante do Tubarão e é uma das equipes que o Londrina nunca venceu pelo Paranaense. Foram apenas dois jogos disputados, com uma vitória maringaense, e um empate.
Andraus e Azuriz fecham os seis adversários do Londrina na primeira fase. Diante da equipe de Campo Largo, o Tubarão tem uma vitória e um empate pelo estadual.
Já contra o Azuriz, de Pato Branco, o Londrina também segue invicto, com três vitórias e dois empates no histórico do estadual.
As equipes do Paranaense estão divididas entre dois grupos que se enfrentarão entre si em um turno único. Além do Tubarão, o Grupo A conta com Athletico Paranaense, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e São Joseense.
Essas equipes só enfrentam o Londrina na segunda fase, de acordo com a classificação da fase inicial. As quatro melhores equipes de cada grupo avançam para as quartas de final, disputadas em formato de mata-mata.
A final do estadual está prevista para o dia 7 de março. Para a estreia diante do Operário, nesta quarta-feira, no Estádio do Café, os ingressos estão à venda, com valores de R$ 40 para arquibancada, e R$ 80 para o setor social.