QUINTA, 23/10/2025, 11:10

Ministério dos Transportes realiza leilão do lote 4 nesta quinta-feira (23)

Certame coloca em disputa mais de 600 km das Rodovias Integradas do Paraná, com investimentos previstos de R$ 16 bilhões e impacto direto em Londrina e região

O leilão do Lote 4 das Rodovias Integradas do Paraná acontece nesta quinta-feira, às 14h, na Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo, marcando mais uma etapa do programa de concessões rodoviárias no estado. O projeto, com 627,5 quilômetros de extensão, prevê cerca de R$ 16 bilhões em investimentos entre obras e serviços de manutenção, e deve transformar o sistema viário das regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná.

O pacote inclui 231 quilômetros de duplicações, 87 de faixas adicionais, quase 60 de contornos urbanos e dezenas de obras de arte especiais, entre pontes, viadutos, passarelas e ciclovias. As melhorias abrangem trechos de rodovias federais e estaduais que ligam o interior à divisa com São Paulo e à fronteira com o Paraguai.

Em diversas cidades do Norte do Paraná, o pacote de obras do novo lote rodoviário promete reconfigurar o tráfego urbano e intermunicipal. Em Arapongas, a PR-444 deve passar por uma grande reestruturação, com novas pontes, passagens elevadas e viadutos, além de uma ciclovia na BR-369, que deve melhorar a mobilidade local. Já em Rolândia, o projeto inclui vias marginais e faixas adicionais em toda a PR-986, com três novos viadutos que devem facilitar o escoamento de veículos pesados e reduzir os pontos de congestionamento.

Em Cambé e Londrina, as intervenções serão ainda mais expressivas, com a construção do Contorno Norte, uma via de 30 quilômetros ligando a PR-986 à PR-862, passando por trevos, pontes e viadutos que vão desafogar o trânsito urbano. O plano também prevê o futuro Contorno Leste, atualmente em fase de estudos, que conectará a PR-445 à BR-369, além de melhorias nas ligações de Ibiporã, Jataizinho e Cornélio Procópio. Nessas localidades, estão previstas faixas adicionais, passarelas, ciclovias e correções de traçado que devem ampliar a segurança e modernizar o sistema viário regional.

Com o novo contrato, também está prevista a implantação de monitoramento 24 horas, atendimento médico e mecânico, além de sinalização e iluminação modernas.

Os envelopes foram enviados, na última segunda-feira (20), pela Motiva, antiga CCR; Pátria, responsável por concessionárias como a Via Araucária; EPR, que administra trechos como a BR-277, entre Curitiba e o litoral do estado; e a Motaengil, de Portugal.

Vence a concorrência a empresa que oferecer maior desconto sobre a tarifa-base por quilômetro rodado.

Por Paulo Andrade

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