TRE inaugura sala calma em Londrina para atendimento de pessoas neurodivergentes
O espaço é um ambiente reservado e tranquilo, sem estímulos visuais ou auditivos excessivos e conta com intérprete de libras
Londrina agora conta com a sala calma da Justiça Eleitoral do Paraná. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, em entrevista para a CBN, explicou que a sala calma é um espaço reservado e tranquilo, sem estímulos visuais ou auditivos excessivos, projetado para acolher pessoas neurodivergentes ou que precisam regular suas emoções.
Não será necessário agendar o atendimento na sala calma, localizada no Fórum Eleitoral de Londrina, na Rua Governador Parigot de Souza, no centro da cidade. Ainda de acordo com o presidente do TER, o ambiente conta com profissionais treinados para o atendimento e também possui intérprete de libras.
O presidente do TER ressaltou que pessoas neurodivergentes podem votar no Paraná, assim como em todo o Brasil, destacou a importância da participação no pleito eleitoral e informou que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contam com programas e recursos para garantir a acessibilidade e a inclusão de eleitores com deficiência, incluindo pessoas neurodivergentes.
O Paraná se prepara para o primeiro turno das Eleições 2026 que será realizado no dia 4 de outubro e o segundo turno está marcado para o dia 25 de outubro. O TER orienta os eleitores a ficarem atentos às notícias falsas em relação às eleições de 2026.
As eleitoras e os eleitores escolherão entre as candidatas e os candidatos para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República; governador e vice-governador; duas candidatas ou candidatos para o cargo de senador da República; deputado federal; e deputado estadual.