QUARTA, 04/02/2026, 11:41

Prefeitura de Londrina amplia oferta de consultas no Cismepar

Serão aproximadamente 3 mil atendimentos por mês por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema

A Prefeitura de Londrina anunciou uma ampliação no acesso a consultas e procedimentos especializados na rede pública de saúde por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar). Agora serão ofertadas 3.057 vagas mensais oferecidas aos moradores da cidade.

De acordo com o prefeito Tiago Amaral serão ofertadas consultas em diversas especialidades e que existem pessoas esperando na fila desde 2012. Somente na área da cardiologia são 11.297 pacientes esperando por consultas.

A secretária de saúde, Vivian Feijó, informou que esse avanço só foi possível com a adesão de Londrina, em 2026, ao Programa de Potencialização do Cismepar. Serão investidos aproximadamente R$ 4,5 milhões para a realização do serviço em um contrato de um ano, com

O presidente do Cismepar, prefeito de Florestópolis, Onício Souza, explicou que com os investimentos, do total das vagas, 58% serão destinadas à população de Londrina e 42% aos 20 municípios da 17ª Regional de Saúde, fortalecendo o cuidado regionalizado e o acesso equitativo aos serviços especializados

O diretor-executivo do Cismepar, Diego Augusto Buffalo, repassou que foram priorizadas nesta ação as três maiores filas estratégicas: Nefrologia, Gastroenterologia e Cardiologia, com início das agendas em março de 2026.

 A secretaria de Saúde faz um apelo à população, para que procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e mantenha seu cadastro atualizado. Devido às filas acumuladas por anos e a desafios na informatização, em muitos casos, tem sido difícil localizar pacientes por dados desatualizados, como troca de telefones ou endereços, o que contribui para um alto índice de faltas em consultas agendadas.

 A secretaria orienta ainda que os usuários fiquem atentos às ligações telefônicas da regulação, evitando a perda de oportunidade no agendamento da consulta.

 

 

Por Silvia Vilarinho

Comentários