QUINTA, 14/08/2025, 18:01

Sem novos óbitos, Londrina mantém estabilidade nos casos de dengue

Prefeitura realizará o “Dia D de Combate à Dengue” nesta sexta (15) e sábado (16), no Jardim Santa Joana, na zona sul da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou, nesta quinta-feira (14), novo boletim epidemiológico sobre a dengue. Os dados apontam que, do início do ano até o momento, foram registradas 20.299 notificações relacionadas à doença, das quais 4.589 foram confirmadas e 15.011 descartadas. Outros 699 casos seguem em análise e a cidade não registra novos óbitos, totalizando nove neste ano.

Além disso, o mapa que apresenta a incidência de casos notificados por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) apresenta um comportamento estável na curva epidemiológica da dengue nas últimas semanas. Com relação à chikungunya, o relatório aponta nove notificações. Uma delas foi confirmada (caso importado), sete descartadas e uma está em análise.

O gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Nino Ribas, destacou que a manutenção do cenário positivo depende do esforço contínuo de toda a população. Segundo ele, mesmo com a redução da atividade do Aedes aegypti neste período, a desova do mosquito mantém o risco de proliferação.

A SMS vai promover mais um Dia D contra a dengue, nesta sexta-feira (15), das 8h às 16h, e no sábado (16), das 8h às 11h. A atividade será concentrada no Jardim Santa Joana, na região sul, na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Itapoã. A localidade foi escolhida por apresentar aumento no número de casos notificados de dengue.

Nesta sexta-feira, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) realizarão ações de orientação à população sobre medidas preventivas e eliminação de criadouros. No mesmo dia, a CMTU dará início à coleta de materiais que não têm serventia. No sábado, as ações terão continuidade com a CMTU realizando o recolhimento de materiais que podem acumular água e servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

Vale lembrar que o município intensificou, recentemente, a limpeza em imóveis de pessoas em condição de acumulação de objetos, em uma ação conjunta da Vigilância Ambiental e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários