SEGUNDA, 22/09/2025, 16:48

Vendaval provoca quedas de árvores, falta de energia e destelhamento em Londrina

Com ventos de quase 60km/h e 25 mm de chuva acumulada, Defesa Civil registra 17 ocorrências no município

Londrina enfrentou um início de semana marcado por estragos causados pelo vendaval que atingiu a cidade entre a noite de domingo (21) e a manhã desta segunda-feira (22). De acordo com o último balanço parcial da Defesa Civil, foram registradas pelo menos 17 ocorrências em diferentes regiões.

A maior parte dos atendimentos foi motivada pela queda de árvores sobre vias públicas, muros e até residências. Em alguns casos, a fiação elétrica foi atingida, resultando em bloqueios parciais e totais de ruas. Além disso, houve registros de destelhamentos provocados pelo vendaval, com solicitações de lonas. A Defesa Civil segue monitorando as situações e prestando apoio às famílias afetadas.

Segundo dados do Simepar, o temporal em Londrina foi acompanhado de rajadas de vento que ultrapassaram 57 km/h, além de precipitação acumulada de 25 mm.

Em Ibiporã, cidade que fica a 15 km aqui de Londrina, foram registradas 10 quedas de árvores, além do destelhamento de uma creche e uma casa na região central da cidade. Na PR-090, próximo a cidade de Sertanópolis (50 km de Londrina), 6 postes instalados na margem da rodovia caíram durante o temporal. Em Bandeirantes, duas torres de alta tensão foram derrubadas pela força dos ventos.

A orientação é que moradores redobrem os cuidados em áreas de risco e acionem imediatamente os órgãos de emergência em caso de novas ocorrências. Conforme a última atualização da COPEL, cerca de 3,5 imóveis estão sem energia nesse momento, aqui em Londrina.

 

Por Paulo Andrade

Comentários