Índios prendem quatro homens e um adolescente que capturavam pássaros silvestres na reserva Apucaraninha
Patrulha Rural foi chamada e todos encaminhados à Central de Flagrantes. Polícia Federal vai conduzir o inquérito, já que o crime ambiental foi cometido em uma reserva indígena.
A ocorrência foi atendida por uma equipe da Patrulha Rural do 5º Batalhão. Segundo informações da PM, o Cacique da tribo e o funcionário da FUNAI que trabalha na unidade relataram que o chefe da segurança da reserva indígena e dois índios faziam um patrulhamento de rotina quando se depararam com um carro com cinco pessoas, um deles adolescente.
Dentro do veículo, foram encontrados 4 pássaros, várias gaiolas, cinco alçapões, uma rede para captura de aves e dois facões. Os índios contaram aos policiais que deram voz de prisão ao motorista e aos passageiros do carro por capturar animais silvestres e conduziram todos para a cadeia indígena Kaingang Federal.
A soldado Camila Reina, da Força Verde, afirma que a captura de pássaros silvestres segue existindo no país também por conta de uma questão cultural. O hábito que muitas pessoas ainda têm, principalmente nas cidades menores, de criar esse tipo de animal em casa.
Os quatro homens presos e o adolescente foram entregues aos policiais militares e conduzidos, junto com os pássaros e os objetos apreendidos, para a Central de Flagrantes. Mas a investigação vai ser conduzida pela Polícia Federal. A soldado Reina diz que o fato dos animais terem sido capturados dentro da reserva indígena é um agravante.
Os pássaros foram encaminhados para avaliação de um biólogo do Instituo Ambiental do Paraná e depois devem ser soltos em alguma mata aqui da região.